Vereadoras perguntam sobre vagas em creches e Cemeis
Parlamentares alegam que requerimento atende demandas de mães que encontram dificuldades em realizar matrícula ao término do período de licença-maternidade
Publicado em: 25 de junho de 2025
As vereadoras Poliana Quirino (PSOL) e Patrícia Barreto (Podemos) assinam requerimento ao prefeito Manoel Fabiano Ferreira Filho (PL), extensível à direção da Casa da Criança, para que expliquem principalmente quais são os critérios de prioridade adotados para o preenchimento de vagas em creches e Cemeis (Centros Municipais de Educação Infantil).
As parlamentares alegam que a propositura atende solicitação de mães e responsáveis que, ao término do período da licença-maternidade, enfrentam dificuldades em matricular os filhos, comprometendo assim a continuidade de seus vínculos laborais e a segurança socioeconômica de suas famílias.
Perguntam ainda quantas crianças estão matriculadas atualmente, o número total de vagas existentes, demanda reprimida e tempo de espera, ações para ampliar a oferta de vagas, sobre a publicação de lista de espera, documentos exigidos para pleitear uma vaga e se há crianças de outros município esperando vagas nas instituições de Barra Bonita.
“Não podemos normalizar um problema que se tornou rotina, inclusive esse assunto foi motivo de promessa eleitoral", alega Poliana Quirino. Ela afirma também que o acesso à educação infantil é um direito básico de toda criança.
Patrícia Barreto, inclusive, alega ter sido procurada por uma avó que informou que a filha estava saindo de licença-maternidade e foi informada que não haveria vagas nas creches da cidade. “E essa mãe precisa trabalhar”, justifica.
A Câmara Municipal deve receber as respostas em até 15 dias.
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email