Texto que dispõe sobre meia-entrada para doadores de sangue é aprovado em definitivo
Marquinhos Moraes também é autor de matéria que institui o programa “Junho Vermelho”
Publicado em: 02 de setembro de 2025
Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Marquinhos Moraes (PSD) que assegura meia-entrada para doadores de sangue na aquisição de ingressos foi aprovado em definitivo esta semana pela Câmara Municipal.
De acordo com a matéria, o benefício será concedido durante a aquisição de ingressos para eventos e atividades que promovam cultura, entretenimento, esporte e lazer, tais como espetáculos musicais, artísticos, circenses, teatrais, cinematográficos, feiras, pontos turísticos, atividades sociais, culturais, recreativas e esportivas, entre outras.
Para fazer jus à meia-entrada, o (a) doador (a) deverá apresentar, no ato da compra do ingresso, documento oficial e válido emitido por hemocentros ou bancos de sangue de hospitais municipais ou estaduais, públicos ou privados, comprovando a realização da doação de sangue em período não superior a 90 (noventa) dias para homens e 120 (cento e vinte) dias para mulheres.
Marquinhos Moraes afirma que objetivo da proposta é conceder benefício direto ao doador, além de incentivar a população e aumentar o número de doações regulares e voluntárias. “Vale ressaltar que é comum a falta de sangue nos hemocentros e hospitais, colocando em risco a vida de pacientes que necessitam de transfusões em situações de urgência”.
O Poder Legislativo também aprovou em caráter definitivo texto de autoria do parlamentar que institui na cidade o programa Junho Vermelho, dedicado à realização de campanhas de incentivo à doação de sangue.
O mês em questão passa a integrar o calendário oficial de eventos do município e a Prefeitura poderá realizar palestras, seminários, audiência públicas e divulgação em meios de comunicação sobre o assunto, além de celebrar parcerias com hemocentros, unidades de saúde, instituições públicas e privadas e mobilizar servidores para difundir informações sobre doação de sangue.
A administração municipal poderá ainda disponibilizar espaços e apoio logístico para campanhas de coleta promovidas durante o período da campanha.
As proposituras seguem agora para sanção ou veto do poder público.
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email